Puericultura é uma especialidade médica contida na pediatria que se dedica a promover e proteger a saúde das crianças por meio de uma atenção integral, compreendendo-a como um ser único e em desenvolvimento. Mas, você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com a escola?
Veja também:
+ Veja se a escola que seu filho quer estudar oferece bolsas de estudo
Quando falamos de uma atenção integral, nos referimos ao cuidado com a criança em todos os aspectos de sua vida, desde a sua saúde física e mental, até a sua relação com os seus pais e com outras pessoas com quem se relaciona. Considerando o papel que a escola exerce no desenvolvimento da criança, precisamos entender a importância da puericultura na educação infantil.
Para que serve a puericultura e como é o exame?
Por meio da puericultura é possível acompanhar melhor o processo do desenvolvimento infantil. Nesse sentido, são realizados desde exames físicos, avaliações neurológicas até anamneses com a família do pequeno.
Dessa forma, o acompanhamento é feito através de consultas regulares ao pediatra que faz uma avaliação global da criança, examinando diversos aspectos como:
Capacidade de fala, visão, audição e respiração;
Desenvolvimento neuropsicomotor;
Curva de crescimento;
Estado nutricional e histórico alimentar;
Habilidades de deglutição;
Saúde bucal;
Dinâmica domiciliar no que diz respeito aos cuidados concedidos à criança;
Realização de atividades físicas;
Desenvolvimento da sexualidade;
Vacinas;
Desempenho escolar e cuidados oferecidos na escola.
Todos os pontos acima são avaliados com base em marcos específicos para cada faixa etária. Porém, é importante que haja sempre uma frequência nas consultas.
Qual a idade para puericultura?
Muitos pais e responsáveis se perguntam qual a idade certa para a puericultura. A resposta para essa pergunta é bem simples, ela deve ser realizada desde o nascimento da criança, ou seja, desde os primeiros dias de vida. Porém, esse cuidado deve ser estendido até o final da adolescência dos pequenos.
A puericultura tem um importante papel no desenvolvimento das crianças. Ela da suporte para vários aspectos, como por exemplo, a alimentação, ajudando a identificar quais os melhores alimentos para as crianças e também na idade escolar, auxiliando no processo de adaptação nas escolas.
Puericultura na educação infantil
Assim como os pais e responsáveis, a escola exerce papel fundamental no desenvolvimento da criança e em sua formação como indivíduo. Segundo a Pediatra e Endocrinologista Pediátrica Stela Carpini, muitas vezes a criança passa mais tempo na escola do que em casa e entender o seu relacionamento com professores e outros coleguinhas é importante para realizar um diagnóstico e intervenção mais precisos.
Pode-se dizer então que a puericultura na educação infantil está presente em diversos aspectos e em diferentes momentos da vida da criança.
Quando pequenos, por exemplo, a escola auxilia a estabelecer uma rotina - horário para comer, brincar, descansar, estudar - além de incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis. Carpini conta que é comum ouvir os pais dizerem “ah, o meu filho só come salada na escola”, de acordo com a médica, isso é normal, pois ao ver os amigos comerem alimentos pelos quais a criança não demonstra interesse, ela se sente encorajada a experimentar.
No caso de crianças diabéticas, o acompanhamento com a escola deve ser feito ainda mais de perto. “Muitas escolas têm medo, não atendem crianças com diabetes e não sabem o que fazer se a criança passar mal”, explica a Carpini. Nessas situações, é importante que o pediatra converse diretamente com a instituição, orientando-os com relação a dieta apropriada e os cuidados necessários com o aluno.
Além da alimentação, a puericultura na educação infantil pode ajudar também a analisar outros aspectos fundamentais na formação da criança, como: desenvolvimento neurológico, desempenho escolar, e comportamentos sociais e emocionais.
Puericultura na adolescência
Muitos acreditam que a puericultura é uma especialidade focada principalmente nas crianças pequenas, no entanto, ela se estende até a adolescência.
Nesta fase, marcada por mudanças no corpo, pelo desenvolvimento da autonomia, por conflitos internos e externos, e pela construção de uma identidade, a atenção e o cuidado integral com o indivíduo é tão importante quanto, afirma a médica. Analisando sob essa perspectiva, a escola tem papel fundamental ao abordar questões como drogas, sexualidade e preconceito nas salas de aula.
Seja na escola ou em casa, quando pequeno ou na adolescência, a puericultura tem como objetivo ver a criança de forma global, levando em consideração as suas dinâmicas nos diversos meios em que vive e entendendo que, tudo, de uma forma ou de outra, influencia no seu desenvolvimento pleno.
Leia também:
+ Dislexia na educação infantil: o que é, como tratar e os desafios no processo de aprendizagem + Autismo nas escolas: as escolas brasileiras estão preparadas para a inclusão?